" ngc-news... As notícias da forma que deveriam ter sido publicadas quando aconteceram... ngc-news... Fatos históricos e atualidades... ngc-news..."

20130103

Nossa Miss Universo

Hoje, 23 de julho de 1963, a Gaúcha Ieda Maria Vargas,  nascida em Porto Alegre, Rio Grande do Sul em 31 de dezembro de 1944 consagra-se a primeira brasileira a se tornar Miss Universo aos 18 anos,  em Miami Beach USA. Antes dela em 1930, a também gaúcha Yolanda Pereira também foi coroada, quando existia um concurso internacional de beleza chamado “International Pageant of Pulchritude” (Desfile Internacional de Beleza).
Adolescente que adorava jogar futebol com os três irmãos, Ieda conquistou seu primeiro titulo de beleza em 1962, aos 17 anos, como Rainha das Piscinas do Rio Grande do Sul. Depois de se tornar Miss Porto Alegre e Miss Rio Grande do Sul elegeu-se Miss Brasil, em concurso realizado na cidade do Rio de Janeiro numa época em que os concursos de beleza tinham, para os brasileiros, tanta popularidade e importância quanto o a Copa do Mundo de Futebol.
Hoje em Miami Beach, num evento assistido por milhões pela televisão em todo mundo e onde era considerada pela imprensa e analistas a favorita sul-americana à coroa, Ieda foi eleita Miss Universo depois de três segundos lugares do Brasil nos concursos da década anterior, com Marta Rocha, Terezinha Morango e Adalgisa Colombo. 
ngc-news(0022)