" ngc-news... As notícias da forma que deveriam ter sido publicadas quando aconteceram... ngc-news... Fatos históricos e atualidades... ngc-news..."

20120906

La Tour Eiffel



Hoje, 31 de Março de 1889, é dada por finalizada a montagem da estrutura e inaugurada a torre que foi erguida no Campo de Marte, centro de Paris para honrar o centenário da Revolução Francesa, É uma estrutura temporária, que deverá ser desmontada quando o contrato de vinte anos pela ocupação do terreno se expirar em 1909.

La Tour Eiffel
Foi idealizada para ornamentar a Exposição mundial de 1889. Para tanto o Governo anunciou uma competição, e dentre os mais cem projetos que foram submetidos, o comitê do Centenário escolheu o projeto do engenheiro Alexandre Gustave Eiffel.

Hoje é considerada a mais alta do mundo construída pelo homem. Com seus 324 metros de altura e um peso de 7 300 toneladas métricas. Descansa sobre fundações de concreto a poucos metros abaixo do nível do solo que demorou apenas cinco meses para ser construída.

A montagem começou em 1 de Julho de 1887 e terminou em 21 meses mais tarde. Todos os itens foram preparados na fábrica de Levallois-Perret,
perto de Paris, a sede da empresa Eiffel. Cada uma das 18 000 peças da torre foram projetadas e calculadas em desenhos a mão livre.  Participaram da obra entre 150 e 300 trabalhadores, supervisionado por uma equipe de especialistas em montagem mecânicas de grande porte. A partes metálicas foram inicialmente fixadas no local utilizando-se parafusos provisórios que foram substituídos progressivamente por rebites a quente, num total de 2.500.000 rebites.

Vista geral da Exposição mundial de 1889.
A Torre Eiffel, como também é conhecida, possui três andares. Possui arcos ligando os quatro pilares, instalados a 39 metros acima do solo. O primeiro andar fica a 57 metros de altura e pode suportar a presença de 3.000 pessoas ao mesmo tempo. O segundo fica a 115 metros e suporta a presença de 1 600 pessoas. O terceiro a fica a 276 metros acima do solo e suporta 400 pessoas.
Alexandre Gustave Eiffel
Para visitar-se a torre serão necessários ingressos podem ser adquiridos nas escadas ou elevadores do primeiro e do segundo nível. A escada para o primeiro nível tem 300 degraus. O terceiro e mais alto nível só é acessível por elevador. Do primeiro andar vê-se a cidade inteira, tem sanitários, serão montadas no local várias lojas e no segundo nível um restaurante.
A instalação da torre é uma maravilha de precisão, como se comprometem a reconhecer todos os cronistas de nossa época e é um orhulho para todos nós Franceses.