" ngc-news... As notícias da forma que deveriam ter sido publicadas quando aconteceram... ngc-news... Fatos históricos e atualidades... ngc-news..."

20120822

O Sputnik é lançado


Ontem: 4 de outubro de 1957, foi lançado pela União Soviética na Unidade de teste de foguetes da União Soviética , Cosmódromo de Beikonur, o Sputnik,  o primeiro satélite artificial  da Terra.
O Sputnik é uma esfera de aproximadamente 58,5 cm e pesando 83,6 kg. A função básica do satélite é transmitir um sinal de rádio, “beep" que poderá ser sintonizados por qualquer radioamador  nas freqüências entre 20,005 e 40,002 MHz, serão emitidos continuamente até que as baterias do transmissor esgotarem sua energia.
Está previsto que o satélite orbite a Terra por seis meses antes de cair. Apesar das funcionalidades reduzidas do satélite, o programa Sputnik I ajudará a identificar as camadas da alta atmosfera terrestre através de suas mudanças de órbita. É pressurizado internamente por nitrogênio, oferecendo também a primeira oportunidade de estudo sobre pequenos meteoritos, que serão detectados através da despressurizarão interna ocasionada pelo seu impacto perfurante, evidenciado através de grandes variações internas de pressão e temperatura, que serão monitorados pelo controle do satélite em terra.
Seu foguete propulsor possui dois estágios, e altura total de 19 metros pesando 137 toneladas (10,8 toneladas sem combustível). Seu estágio dois também entrou em órbita. O combustível usado foi LOX (oxigênio líquido) e querosene. Ele foi projetado a partir de uma modificação do foguete R-7 Semyorka, de dois estágios, originalmente projetado pelo ICBM (Intercontinental Ballistic Missile e construído pela OKB-1 (S.P. Korolev Rocket and Space Corporation Energia), para lançar ogivas nucleares.
Os parâmetros de trajetória do foguete foram calculados por Georgi Grechko utilizando o maior computador atualmente em uso na União Soviética.
Após o lançamento, os parâmetros da órbita do satélite foram verificados com perigeu de 228,6 km e apogeu de 947 km e período inicial da órbita de 96,17 minutos.

Sputnik (Спутник - Satélite), é o primeiro série de satélites artificiais Soviéticos que estão sendo concebidos para estudar as capacidades de lançamento de cargas úteis para o espaço e para estudar os efeitos da ausência de peso e da radiação sobre os organismos vivos. Servirá também para estudar as propriedades da superfície terrestre com vista à preparação do primeiro vôo espacial tripulado. O que só o futuro dirá.