" ngc-news... As notícias da forma que deveriam ter sido publicadas quando aconteceram... ngc-news... Fatos históricos e atualidades... ngc-news..."

20120817

Inauguração da Ópera de Sydney


Hoje 20 de outubro de 1973, esta sendo inaugurada oficialmente pela Rainha Elizabeth II a Ópera de Sydney (Sydney Opera House), também conhecida como Teatro de Sydney, é um edifício de espetáculos e se tornará um dos símbolos da Austrália.

Esta localizada no ponto de Bennelong , próximo a Ponte da Baía de Sydney.
A Sydney Opera House foi construída em três fases e isso é útil na compreensão da sua história: fase 1 - o pódio de 1957 a 1961); fase 2 os reservatórios abobadados de 1962 a 1967 e fase 3 - as paredes de vidro e interiores de 1967 a 1973).

Hoje o conjunto da Ópera de Sydney ficou concluído, constituindo-se uma marca geográfica, na verdadeira acepção da palavra, que coloca todo o continente australiano no mapa mundial. Tem cerca de 1000 divisões, incluindo cinco teatros, cinco estúdios de ensaio, dois auditórios, uma biblioteca, quatro restaurantes, seis bares, numerosas lojas de recordações e várias galerias de exposições. Seu maior auditório, chama-se Concert Hall e tem capacidade para 2690 espectadores sentados.

O projeto foi concebido pelo Arquiteto Jorn Utzon, que também supervisionou a construção do pódio e dos reservatórios abobadados, até 1966 quando abandonou o projeto. As paredes de vidro e interiores foram concebidas e sua construção supervisionada pelo arquiteto Peter Hall apoiado por Lionel Todd e David Littlemore em conjunto com o arquiteto do governo Ted Farmer .  A empresa Ove Arup & Partners foi a responsável pela engenharia para todas as três fases da construção.

O design exclusivo de Utzon,  juntamente com sua abordagem radical para a construção do edifício, fomentou um ambiente colaborativo de caráter inovador e excepcional. Este modelo marca uma ruptura da prática arquitetônica convencional do presente momento. As soluções de design e construtivas empregadas fizeram desta obra um laboratório de ensaio ao ar livre.

Foi em 1956 que o novo governo de Gales do Sul instituiu um concurso internacional com um júri independente, visando atrair os melhores talentos de concepção do mundo, sem especificar os parâmetros de concepção ou definir um limite de custo. O principal requisito era ser um desenho para uma dupla função de construção com duas salas de desempenho.
A competição gerou enorme interesse aqui e no exterior. A decisão do novo governo de Gales pela escolha de Jorn Utzon, arquiteto visionário, foi inesperada. Havia muito ceticismo para saber se a estrutura arrojada poderia ser construída dado a limitada experiência de Utzon. Os desenhos eram diagramáticos, o design não tinham sido totalmente orçados por Utzon, nem o júri havia consultado um engenheiro estrutural.

Após seis anos mais do que o programado e dez vezes mais do que seu custo original estimado, o conceito de design de Utzon,  incluído formas arquitetônicas sem precedentes que exigiu novas tecnologias e materiais, hoje o novo governo de Gales do Sul esta entregando para o seu povo esta grande obra.