" ngc-news... As notícias da forma que deveriam ter sido publicadas quando aconteceram... ngc-news... Fatos históricos e atualidades... ngc-news..."

20120824

Golden Gate Bridge


Hoje, 27 de maio de 1937, foi aberta ao transito a Ponte do Portão de Ouro (Golden Gate Bridge).
Localizada sobre a baía de São Francisco no estado da California nos Estados Unidos liga a cidade se São Francisco a Sausalito, na região metropolitana da cidade. 

Foi no  início do século XX, após o terremoto de 1906, que a cidade de São Francisco passou por um período de ascensão econômica, surgindo a necessidade de conectá-la com as regiões vizinhas a fim de desenvolver a economia nas cidades ao redor da baía.

A São Francisco é totalmente cercada de água, o que faz dela uma península, dai a necessidade de se conectar com as regiões vizinhas por via rodoviária, onde se encaixa a construção de uma ponte. A idéia de uma ponte cruzando o Golden Gate surgiu pela primeira vez num artigo do jornalista James Wilkis em 1916. Um grande desafio, já que o estreito é conhecido pelos fortes ventos e correntezas o que dificultaria a sua construção. Seu  nome foi escolhido em 1927, quando MM O'Shaughnessy, importante engenheiro de São Francisco referiu-se a ponte como Golden Gate Bridge

A dificílima tarefa de projetar tal estrutura ficou a cargo do alemão Joseph Strauss. Embora não tivesse nenhuma experiência com pontes suspensas, Strauss fechou contrato com a prefeitura e projetou a ponte que começou a ser construída em Janeiro de 1933. Joseph Strauss enfrentou muitas críticas e oposições em relação ao projeto. A primeira vinha do Departamento de Defesa, alegando que a construção da ponte iria dificultar o acesso de navios a baía.
A Golden Gate Bridge é uma ponte pêncil. Com 2737 metros de comprimento total, incluindo os acessos, e 1966 metros de comprimento suspenso, sendo a distância entre as duas torres de 1280 metros. Estas torres de suspensão, por sua vez, erguem-se a 227 metros acima do nível do mar, suportando os cabos que suportam o tabuleiro suspenso. Isto significa que os dois cabos principais têm de estar preparados para suportar todo o peso do tabuleiro e o dos cabos que partem dos cabos principais. Cada um destes tem um diâmetro de 92 centímetros, sendo formado por 27.572 cabos menores.

Uma estrutura do porte da ponte Golden Gate foi obviamente um trabalho muito perigoso para os trabalhadores. Vinte milhões de dolares foram gastos para a sua construção e centenas de milhares de dólares foram bem investidos para garantir a segurança dos trabalhadores, mesmo assim em média, uma fatalidade foi registrada, por cada milhão de dólares gastos. Desde o início da construção, Strauss se importou com a segurança de todos trabalhadores, impondo capacetes e cabos de segurança para todos os empregados. O engenheiro Russel Cone ficou responsável por monitorar o cumprimento das regras de segurança e assim garantir o uso de todos os equipamentos.

A ponte é hoje  o principal cartão postal da cidade de São Francisco e uma das mais conhecidas construções dos Estados Unidos.